Buscar
  • Fischer Comunicação

Varginha (MG) ganhará Centro de Excelência do Café


O município de Varginha (MG) receberá um Centro de Excelência do Café para o preparo de profissionais do setor cafeeiro, através de cursos e treinamentos. Localizado no bairro Residencial Alto do Vale, a previsão é que a primeira unidade do Sul de Minas esteja pronta em dezembro e comece a funcionar em 2021.


A construção de 4,7 metros quadrados teve início em 2019, em um terreno doado pela prefeitura. “A relação do centro de excelência com o mercado vai ser a mais estreita possível. Uma das finalidades é justamente preparar um profissional diferenciado para atuar nas diversas áreas do mercado de café. As demandas de mercado é que vão criar o diferencial do centro em relação a outras entidades”, garantiu o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (Faemg), Breno Mesquita.


Para Breno, um dos objetivos é gerar uma aproximação maior com o mercado, o técnico e o produtor, além da proximidade com a fazenda experimental da Fundação Procafé. “Aquilo que você aprender dentro do centro, da sala de aula, você vai testar na fazenda. É uma parceria muito interessante de colocar em prática tudo o que aprende na teoria”, explicou Breno, que também é presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Além do Sistema Faemg e da Fundação Procafé, o Centro de Excelência conta com a parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, CNA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Central. Cerca de 50 empregos diretos serão criados e a unidade terá capacidade de formar 500 alunos por ano.


Outra parceria importante foi da Prefeitura de Varginha, que doou uma área de 20.911 metros quadrados. No terreno estão em construção um laboratório para cafés especiais, biblioteca, auditório, laboratórios de informática, salas de aula, área de convivência, refeitório e vestiários. Ainda devem ser construídas uma usina fotovoltaica e estrutura de utilização de água para reuso para limpeza e irrigação das plantas.


As informações são do G1 Sul de Minas – Coluna Grão Sagrado.

4 visualizações

Logo_ForCafe.png

Vendas e informações

11 2730 0522

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

@forcafe

Quero expor