top of page
Buscar
  • Foto do escritorForcafé

São Paulo promove Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista



Há 13 anos acontece o Concurso de Qualidade do Café no Polo Leste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), gerida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A iniciativa é dos pesquisadores e técnicos da Pasta, que ficam nos municípios de Monte Alegre do Sul, Amparo, Socorro e Serra Negra em parceria com o Sindicato Rural de Amparo.


O concurso foi essencial para alavancar a produção de cafés especiais na região do Circuito das Águas Paulista, promovendo o reconhecimento dos cafeicultores locais e gerando renda e oportunidade de crescimento. Segundo Daniel Gomes, pesquisador da Secretaria e um dos criadores do evento, o concurso foi um divisor de águas na valorização dos cafeicultores e cafés da região.


"Antes do concurso, o café do Circuito das Águas Paulista era praticamente desconhecido e era vendido por baixos valores por saca. Hoje, a região mostrou que tem alto potencial para produzir, e, nos últimos cinco anos, amostras de cafés especiais saíram daqui e ganharam destaque brasileiro em termos de qualidade", afirmou.

Ele contou que com o sucesso do concurso, o Polo Leste Paulista passou a promover cursos de classificação de bebidas e cafés especiais, potencializando o desenvolvimento dos produtores, que deixaram o cultivo destinado a café commodity de baixa qualidade e estão se dedicando ao nicho de cafés especiais, gerando melhoria de renda e fixando o cafeicultor na atividade.


Este ano, foram inscritas 48 amostras da região para participar do concurso, que foram avaliadas por três provadores de café: Sertório Neto, Camila Arcanjo e Anderson Luz. As amostras são divididas nas seguintes categorias: Natural, CD (descascado), Microlote e Nanolote. A prova leva em consideração atributos muito importantes para o café, como aroma, acidez, corpo e doçura.


Os cafés vencedores da etapa regional do Circuito das Águas Paulista ganham direito de participar do concurso estadual, organizado pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé).


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page