Buscar
  • Fischer Comunicação

Robô poderá auxiliar nas produções cafeeiras do Espírito Santo



A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estão desenvolvendo um robô para ajudar nas plantações capixabas.


"Alguns pesquisadores da Fapes tiveram a ideia de desenvolver um projeto que ajude em alguma área de destaque no Espírito Santo. Então surgiu a opção de cafeicultura, que é uma atividade que temos bastante reconhecimento, tanto nacional quanto internacionalmente", afirmou o coordenador de Cafeicultura do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho.


Após ser procurado pela Fapes, Abraão se juntou aos pesquisadores e foi com eles a uma propriedade rural no município da Serra para mostrar uma lavoura e a realidade do campo. A ideia é desenvolver um robô de chão que possa auxiliar no controle de ervas daninhas.


“A utilização desse tipo de tecnologia é muito importante. Nós temos um estado onde cerca de 70% da agricultura é familiar. Com isso, temos pouca oferta de mão de obra e essa seria uma maneira para podermos suprir essa carência. Além do mais, o robô poderia fazer trabalhos mais pesados, por exemplo, sob um sol muito forte, que agride a saúde do agricultor”, salientou o coordenador.


O Incaper está auxiliando no desenvolvimento do projeto e, quando o protótipo estiver pronto, participará também da realização dos testes. A perspectiva é que o robô comece a ser utilizado a partir de agosto deste ano.


As informações são da Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper (Por Hércules Nascimento).





16 visualizações

Logo_ForCafe.png

Vendas e informações

11 2730 0522

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

@forcafe

Quero expor