Buscar
  • Fischer Comunicação

Projeto busca incentivar jovens a se envolverem com produção do café especial


O município de Araponga (MG) conta com um projeto intitulado Semente – Café do Amanhã, que tem como objetivo incentivar a juventude e os estudantes da Escola Família Agrícola a se envolverem com a cafeicultura, em especial com os cafés especiais, e estimular a permanência no campo e a sucessão familiar.


O projeto tem o apoio do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “Vamos oferecer oportunidades para os jovens e as crianças porque educação e conhecimento são a base para formar um cidadão de bem. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, com sua diversidade de cursos e programas, inovação e experiência, vai levar tecnologia, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e transformar vidas”, afirma o idealizador do projeto e participante do programa ATeG, Edimar Miranda.


Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, esta é uma oportunidade de estimular a participação de novas gerações na cafeicultura, apresentando o potencial da atividade e valorizando a produção da região.

“Ao se unir com parceiros estratégicos, o projeto reforça a promoção da Região das Matas de Minas e dissemina informações sobre a produção e consumo de cafés especiais. Também vai valorizar os cafés dos participantes, pois atrai a atenção de compradores nacionais e internacionais”, afirmou Marcos.


Os primeiros passos aconteceram durante um encontro em Araponga que reuniu os parceiros para apresentarem as propostas de atuação do projeto. Além de Edimar Miranda e Marcos Reis, participaram: o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade; a mobilizadora Mirivone da Silveira Roberto; e o técnico do ATeG Café, Laio Almeida; representantes do poder Executivo e da Educação; e religiosos.


As ações estão sendo estruturadas e incluem estender a atuação a outros setores econômicos que possam ajudar no desenvolvimento da região, como o turismo rural e a gastronomia.


O produtor Edimar Miranda doou duas sacas de café especial que serão torradas com o apoio da empresa Café dos Reis. O produto terá o certificado de origem Região das Matas de Minas e será comercializado com o selo do projeto. A renda será destinada às ações do projeto.


As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa.

3 visualizações

Logo_ForCafe.png

Vendas e informações

11 2730 0522

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

@forcafe

Quero expor