top of page
Buscar
  • Foto do escritorForcafé

Produzir o café do Papa fica mais fácil cultivando a variedade arara


Na produção de cafés especiais, de qualidade superior, com pontuação acima de 90 pontos, conhecidos como cafés do Papa, a variedade de cafeeiros arara tem se mostrado bem adequada. A qualidade da bebida do café depende de três tipos de fatores: do ambiente de cultivo, das condições das plantas e dos cuidados na colheita e pós-colheita.

Na planta de café, a qualidade é ligada ao material genético, à variedade, que pode apresentar, nos seus frutos, características sensoriais superiores que se destacam. Nelas também influem a época de maturação, o espaçamento em que estão plantadas, que interfere no microclima, a boa nutrição das plantas e o controle de doenças, para garantir a formação apropriada dos frutos.

Quanto à variedade, sabe-se que alguns materiais apresentam maior facilidade na obtenção de qualidades superiores. São bem conhecidas, nesse aspecto qualitativo, as variedades bourbon, a geisha, a pacamara e o próprio typica. Variedades novas também têm surgido com grande aptidão.

Na presente nota técnica, objetiva-se relatar os bons resultados obtidos, nos últimos anos, com a qualidade dos cafés produzidos pela variedade arara. Os frutos dessa variedade apresentam sementes de tamanho grande e os lotes participantes de concursos têm obtido, por vários anos, notas superiores a 90 pontos, e ganharam, para a Fazenda Sertãozinho, 5 dos 6 concursos AROMA da BSCA em que participaram, tanto nos cafés preparados no processo natural, quanto no processo de cereja descascado (CD). Mais ainda, em um ano com pontuação recorde, de 94 pontos. A bebida do arara é limpa e adocicada, mais complexa e aromática.

Verifica-se, assim, que a cultivar arara associa qualidade superior nos cafés por ela produzidos. Além disso, em relação a outras variedades tradicionais, de boa qualidade de bebida, acrescenta características agronômicas importantes, como alta produtividade, bom vigor das plantas e resistência à ferrugem.

afeeiros da variedade arara aliam boa qualidade dos frutos às características de alta produtividade, vigor e resistência nas plantas (esq.) e microlote premiado de café da variedade arara, premiado, e lançado em edição especial pela Orfeu Cafés (dir.)

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ Fonte: CafePoint

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page