Buscar
  • Fischer Comunicação

Produtor de Caconde (SP) é o novo presidente da Câmara Setorial de Café


A Câmara Setorial de Café, instalada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), tem novo presidente. Ademar Pereira foi eleito em reunião online.


As Câmaras Setoriais são fóruns de discussão que reúnem representantes de entidades públicas e privadas de determinada cadeia produtiva do agronegócio. De acordo com Ademar, a integração de todos os elos da cadeia é fundamental para a construção de uma cafeicultura moderna.


Ele, que é produtor do município de Caconde, cita as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), entre as quais as cultivares Mundo Novo e Catuaí, que correspondem à grande parte dos 1,88 milhão de hectares dedicados à cultura, e pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), que divulga dados sobre previsão de safra no estado, além de analisar as condições de comercialização do mercado nas bolsas de Londres e Nova Iorque, como essenciais ao desenvolvimento da produção.


Para Ademar, a organização do setor é fundamental para o fortalecimento dos diversos elos da cadeia. É importante estreitar as relações da Câmara não somente com os Institutos de Pesquisa, mas também com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), entre outras relacionadas ao desenvolvimento da produção, indústria e comércio.


A cadeia tem um forte potencial a ser aproveitado, basta organizar e articular todos os elos que integram o segmento e podem alavancar um processo de crescimento e desenvolvimento potente e sustentável do mercado cafeeiro. "Estamos em contato com o Sindicato da Indústria de Café (Sindicafé) para firmar um termo de cooperação com as cafeterias, para divulgar o grão de alta qualidade que é produzido em São Paulo", explicou Ademar.


Outro ponto destacado pelo presidente da Câmara Setorial foi a necessidade de ampliar e dinamizar o Concurso de Qualidade do Café, evento que conta com provas locais e regionais, além da final estadual. De acordo com ele, esse evento estimula os produtores e ajuda a promover o contínuo melhoramento dos grãos produzidos no estado.


Eduardo Carvalhaes Jr., que esteve à frente da Câmara Setorial nos últimos dois anos, parabenizou o seu sucessor, lhe desejando sucesso e se colocando à disposição para colaboração na nova gestão 2020/2021.


As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

2 visualizações

Logo_ForCafe.png

Vendas e informações

11 2730 0522

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

@forcafe

Quero expor