top of page
Buscar
  • Foto do escritorForcafé

Matas de Minas e Matas de Rondônia são destaques em Concurso ABIC de Qualidade


Na última quarta-feira (27), a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) anunciou os campeões do 17º Concurso ABIC de Qualidade – Origens do Brasil, da safra 2020/2021. O destaque ficou para Matas de Minas e Matas de Rondônia.

O microlote da produtora Maria Luiza Lacerda Gomes, produzido no Sítio Forquilha do Rio, em Espera Feliz (MG), foi o campeão na categoria arábica, com a nota de 8,87 na Qualidade Global. Já na Categoria Canéfora, o grande destaque foi o robusta de Matas de Rondônia, produzido por Juan Travain, na fazenda Selva Café, em Cacoal (RO), que atingiu a nota de 8,80 de Qualidade Global.

Segundo a Abic, o concurso foi marcado pelo alto nível dos cafés participantes e pelo fato de todas as propriedades terem cumprido o quesito de boas práticas de sustentabilidade. O fato também levou a Comissão Julgadora a premiar os cafés pelo seu preparo, Cereja Descascado ou Natural. Assim, algumas origens tiveram mais de um campeão, todos com excelentes notas.

Os cafés foram avaliados nos dias 21 e 22 de janeiro por um júri composto de especialistas em classificação e análise sensorial na metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC), da Abic.


Número de amostras

O concurso deste ano teve um número recorde de participantes, oriundos de 15 origens brasileiras e totalizando 54 amostras, dez a mais em relação à última edição.

“O resultado do 17º Concurso ABIC reforça a excelente qualidade da safra 2020. A entidade se orgulha de promover as diversas origens, os produtores e oferecer, através das nossas indústrias, o melhor dessa safra aos consumidores brasileiros”, ressalta Ricardo Silveira, presidente da Abic.

Leilão

No dia 29 de janeiro, às 12h, terá início o leilão de todos os lotes campeões por região. O lance mínimo será o equivalente a 70% acima da cotação B3, do dia 27/01/2021, e as ofertas podem ser efetuadas até às 17h do dia 8 de fevereiro. Podem participar torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas.

Nesta edição, o leilão será realizado em plataforma externa, que pode ser acessada clicando aqui. Para participar, é preciso preencher a ficha de lance comprador. Após o preenchimento, a organização irá enviar para o e-mail cadastrado e/ou WhatsApp o login e senha para acesso à plataforma.

Fonte: Café Point

1 visualização0 comentário
bottom of page