Buscar
  • Forcafé

Epamig foca em pesquisas de produtividade e qualidade do café


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem a cafeicultura como um dos principais focos de trabalho, que abrange todo o ciclo produtivo da planta, desde a preparação da lavoura, escolha e indicação de cultivares mais adequadas às condições de clima e solo, até os cuidados pós-colheita. Inclui, também, o desenvolvimento de variedades mais produtivas, resistentes a pragas e doenças, o controle químico e biológico de pragas e doenças, e a agregação de valor ao produto final.

Os estudos sobre melhoramento genético do cafeeiro na Epamig começaram na década de 1970, após a ferrugem ser constatada na cafeicultura brasileira. Desde então, buscam o aumento da produtividade, a tecnificação das lavouras e a melhoria da qualidade da bebida e dos ganhos dos cafeicultores. O programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro conduzido pela Epamig, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) e as universidades federais de Lavras (Ufla) e Viçosa (UFV), registrou cultivares de café adaptadas às condições de clima e solo de diferentes regiões do estado.

Dentre outras características, muitos desses materiais têm se destacado pela qualidade da bebida. Projetos nas regiões do Cerrado Mineiro e Sul de Minas têm avaliado o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Epamig, em Unidades Demonstrativas implantadas em propriedades com diferentes condições de clima e solo. O objetivo é elaborar recomendações regionalizadas para a escolha das cultivares.

Os trabalhos da Epamig na cafeicultura são disponibilizados ao público por meio de mudas e sementes qualificadas, publicações e eventos técnicos, como é o caso da Expocafé, que ocorreu na última semana, entre 18 e 21 de maio, em formato totalmente on-line.

No site do evento, até o dia 18 de agosto, será possível visitar os estandes virtuais para conhecer e adquirir maquinários e insumos para a cafeicultura. No espaço Café Play, estão disponíveis dicas técnicas e dinâmicas de campo que, dentre outros temas, abordam cultivares de café, melhoramento genético, manejo e controle de pragas e doenças, e preparo da bebida. O acesso é gratuito.

As informações são da Epamig.

1 visualização0 comentário