Buscar
  • Forcafé

Conheça os finalistas do Concurso Qualidade Minasul de Cafés


28º Concurso Qualidade Minasul de Cafés já tem suas 30 amostras finalistas. Ao todo foram enviadas 350 amostras dos cooperados e o concurso contou com uma seletiva na categoria Natural, em quatro diferentes grupos, definidos pelas regiões produtoras (Chapada de Minas, Sul de Minas, Vertentes e Mantiqueira de Minas).


Guilherme Salgado, Diretor Comercial da Minasul, conta que a iniciativa visa dar mais oportunidade e despertar interesse dos produtores das regiões que normalmente possuem pontuações menores: “a partir do momento em que a Minasul decide por quatro diferentes grupos, os produtores terão satisfação em participar e a oportunidade de obter boas pontuações entre os cafés de sua região”. Confira abaixo finalistas:




“Esse novo formato chamou mais a atenção do produtor, tanto que o número de amostras inscritas bateu recorde dos recordes. E vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais esse modelo”, conta Francisco Lentini, Q-Grader e coordenador do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul.


Francisco também comenta que os diferentes perfis sensoriais foram descobertos durante o cupping de seleção. “É nítido, ao fazer as provas dos cafés, a mudança de paladar e de perfil sensorial de cada região produtora. Todas as regiões apresentaram notas interessantes, acima dos 85 pontos, mas cada uma com suas características: todas positivas, mas diferentes. Isso valorizou muito cada região e, com certeza, vai motivar os produtores a melhorar a qualidade dos seus cafés. Com esse novo modelo de concurso, separado por regiões, a Minasul deu um passo muito importante para a motivação e a valorização dos cafés dos nossos cooperados”, destaca.


A participação feminina, mais uma vez, surpreendeu. Na categoria Cereja Descascado, dos 10 finalistas, três são mulheres. Já na categoria Natural, oito mulheres estão entre os 20 finalistas. Quatro delas dominaram o Grupo 1 (Sul de Minas: Varginha – Carmo da Cachoeira – Três Corações – Nepomuceno). O resultado do vencedor do concurso será divulgado no dia 22 de outubro.


As informações são da Ascom Minasul.

5 visualizações0 comentário