Buscar
  • Forcafé

CNC comunica que Brasil não buscará café no exterior para abastecer mercado interno


Recentemente, foi divulgado um artigo em que dizia que a saída para um possível desabastecimento de café no Brasil estava num país vizinho. Sobre o assunto, o Conselho Nacional do Café (CNC) soltou um comunicado, na última sexta-feira (29), afirmando que o Brasil é autossuficiente e não buscará café no exterior para abastecer o mercado interno. Leia na íntegra:

“Finalizamos a semana reiterando a luta do Conselho Nacional do Café (CNC) contra boatos de importações de toneladas de café verde para abastecer nosso consumo. Fomos surpreendidos no final de semana que passou com a veiculação de um artigo afirmando que a saída para um possível desabastecimento de café no Brasil estava num país vizinho. Imediatamente, iniciamos o contato com todos os órgãos responsáveis, a iniciar pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que de pronto negou os fatos.

O CNC lamenta profundamente que Fake News como essa ainda seja veiculada, visto que traz um grande prejuízo para a cadeia produtiva do café, com impacto de enormes dimensões no país e no mundo, já que o mercado oscila e especula.

Não é a primeira vez que enfrentamos esse tipo de estratégia vil que é utilizada para movimentar o mercado e desestabilizar o café brasileiro frente a outros países produtores. Não bastassem todas as dificuldades enfrentadas nos últimos tempos, ainda temos que agir rapidamente para desmentir notícias como essa. Porém, não vamos nos furtar de fazê-lo. Reiteramos: é um absurdo e uma grande petulância! Afirmamos que o Brasil continuará sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, com condições de atender não só ao mercado externo, mas também de abastecer o consumo interno”.

Fonte: CaféPoint

1 visualização0 comentário