Buscar
  • Forcafé

Benefícios da fertirrigação para a cafeicultura


Dentro da produção de café existem métodos que podem impulsionar ainda mais a safra, como explica Lucas Satiro, especialista agronômico da Yara. Ainda pouco utilizada por muitos produtores, a fertirrigação pode ser fundamental para o ganho de produtividade. A técnica consiste na aplicação de fertilizantes via irrigação, e encontra no café uma de suas principais culturas de atuação no Brasil.

Com um sistema de irrigação bem instalado e os cuidados necessários para realizar a fertirrigação, o produtor de café pode ter diversos benefícios em relação aos métodos convencionais. Dentre deles, temos como exemplos: redução de gastos com mão de obra nas operações de adubação e menor tráfego de máquinas dentro da propriedade, que leva à redução da compactação do solo, bem como a disseminação/incidência de pragas e doenças.

Outro ponto de destaque, é que realizando a fertirrigação, o agricultor tem um melhor aproveitamento do sistema de irrigação, condicionando melhor uso do capital investido. A fertirrigação ainda elimina a dependência de chuvas para realização das adubações, possibilita a aplicação de nutrientes de acordo com a necessidade das plantas, e perto de suas raízes, onde são facilmente absorvidos. A combinação desses benefícios aumenta o aproveitamento dos fertilizantes e conduz a lavoura para uma colheita de sucesso.

Em resumo, com a fertirrigação conseguimos produzir mais utilizando menos recursos - o que acarreta o aumento de rentabilidade para o agricultor, tornando seu empreendimento mais sustentável. Por esse motivo, essa técnica que é considerada o estado da arte em nutrição, cresceu a passos largos nos últimos anos, e continuará crescendo nos próximos, impulsionada pela necessidade de uma agricultura mais eficiente.

Com o intuito de trazer conhecimento ao campo, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, promove na próxima quinta-feira (1/7), a partir das 18h, o encontro "Fertirrigação: uma tecnologia ao alcance de todos", um seminário on-line sobre fertirrigação para produtores rurais de todo o Brasil.

O webinar abordará três tópicos principais: "Fertirrigação: o caminho para sustentabilidade", "Manejo da fertirrigação para alta produtividade" e "Viabilidade da fertirrigação e inovações em portfólio". O evento é gratuito. Para mais informações e inscrições, acesse o site: www.yarabrasil.com.br.

Por: Lucas Satiro é especialista agronômico da Yara Brasil.

Fonte: Café Point.

2 visualizações0 comentário